O Palácio do Alvorada foi palco ontem de farto churrasco promovido pelo presidente Lula e sua primeira-dama Janja. Como convidados, apenas seus aliados mais próximos, ministros de estado, parlamentares do núcleo duro do PT e… três figuras ilustres do judiciário: o recém aposentado Ricardo Lewandowski e dois dos atuais membros do STF, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
Exatamente uma semana atrás, durante evento social ocorrido em um hotel de luxo do Rio de Janeiro, Moraes foi ouvido reclamando das dificuldades que vinha encontrando para conseguir uma reunião privada com Lula. No decorrer desta semana teve, finalmente, seu pedido atendido. Os dois almoçaram juntos, em encontro não registrado na agenda oficial do presidente. Ontem, o bônus.
Seria suspeito em outro país, o juiz que conduziu o processo eleitoral que o elegeu socializando duas vezes, na mesma semana, com o candidato vitorioso, mas no Brasil isso certamente faz parte do processo democrático.
Picanhas e ministros à parte, celulares ficaram na porta de entrada.
CARDÁPIO DO DIA
Enquanto o brasileiro comum fica com a abóbora (cada vez mais cara, por sinal), Lula degusta uma boa picanha; também bancada por você.