O instituto Paraná divulgou hoje duas pesquisas que, quando contrapostas, soam no mínimo curiosas. Enquanto a primeira informa que o Governador Tarcísio de Freitas teria nível de aprovação acima de 65% entre os paulistanos, a segunda coloca o deputado federal Guilherme Boulos, ex-líder do MTST, como favorito na disputa pela prefeitura de São Paulo, com 31,5% das intenções de voto, ao passo que o também deputado federal Ricardo Salles, ex-ministro do governo Bolsonaro, assim com Tarcísio, contaria com apenas 10,9% da preferência do eleitorado.
Tarcísio e Boulos, politicamente falando, são água e óleo, não se misturam. O caminho natural para o eleitor satisfeito com a atual administração do estado seria, na disputa municipal, o de Salles. Os motivos são óbvios: ambos pertencem ao mesmo espectro político, o da direita, têm perfil conservador e foram ministros de Jair Bolsonaro; tanto um quanto o outro mantendo laços fortes com o ex-presidente até hoje.
A não ser que tenha surgido após as eleições presidenciais de 2022 um novo perfil híbrido de eleitores, ainda não mapeado pelos institutos de pesquisa, os responsáveis pelas duas pesquisas terão enormes dificuldades em explicar esse fenômeno. Ressaltando que ambas foram realizadas apenas no município de São Paulo, capital do estado.