HILÁRIO! Lula fala em cooperação entre as Forças Armadas do Brasil e Venezuela para combater o narcotráfico. Como ficaria o ditador da Venezuela neste caso? O narcotráfico se mistura com a tirania venezuelana. pic.twitter.com/PVCT7YicsK
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) May 29, 2023
Lula diz que Venezuela é vítima de “narrativa de antidemocracia e autoritarismo”.
— Metrópoles (@Metropoles) May 29, 2023
Presidente brasileiro afirmou que cabe a Maduro mostrar sua narrativa para fazer as pessoas mudarem de opinião. pic.twitter.com/zE2ORxCEB0
Não bastasse a simples presença de um narcoditador na sede oficial do governo federal, Lula fez questão de ressaltar que a vinda de Nicolas Maduro ao Brasil não é apenas um ato simbólico de retomada de relações diplomáticas. A coisa vai bastante além disso.
O presidente brasileiro declarou que a partir de agora nossas Forças Armadas passarão a trabalhar em parceria com a Força Armada Bolivariana da Venezuela, formada por exército, marinha, força aérea e guarda nacional – ou milícia nacional, como também é conhecida oficialmente.
Lula também disse que a Venezuela é vítima de “narrativa de antidemocracia e autoritarismo”. Depreende-se assim que o petista considera o país vizinho uma democracia plena, ou pelo menos algo semelhante ao que vivemos hoje no Brasil.
CONCLUSÃO
Uma coisa não podemos negar, Lula tem coragem, não se priva de escancarar o que vislumbra para o país que governa; no curto prazo, inclusive. Aliás, ele nunca fez questão de esconder isso. Covarde, portanto, é quem se diz enganado pelo ex-candidato que prometia pacificar o Brasil e trazer de volta a democracia perdida durante o governo Bolsonaro.