LULA DESESPERADO: HUGO CARVAJAL A CAMINHO DOS ESTADOS UNIDOS

Foto: Reuters

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos negou esforços do ex-diretor da inteligência militar venezuelana Hugo “El Pollo” Carvajal, procurado desde 2020 pelos Estados Unidos por acusações de tráfico de drogas, para evitar a extradição da Espanha. 

Carvajal foi os olhos e ouvidos do falecido presidente Hugo Chávez dentro do exército venezuelano por mais de uma década, juntamente com mais de uma dúzia de outros funcionários, incluindo o atual presidente Nicolás Maduro. Ele foi preso em setembro de 2021 em um apartamento em Madri pela polícia espanhola em operação conjunta com os EUA e está detido em Estremera, nos arredores da capital. O ex-militar nega participação nos crimes.

“O Sr. Carvajal Barrios não conseguiu demonstrar que estaria realmente em risco de ser condenado à prisão perpétua sem liberdade condicional. Portanto, consideramos a solicitação manifestamente infundada”, afirmou o tribunal em comunicado, acrescentando que sua decisão é final.

“Como ele não foi sentenciado, era difícil determinar o resultado, mas o tribunal ficou satisfeito de que ele seria julgado em um sistema jurídico respeitoso ao estado de direito e aos princípios de um julgamento justo, no qual teria plena oportunidade de se defender com a ajuda de representação legal”, acrescentou.

DEFESA CHORA

“Estamos muito decepcionados com essa decisão”, disse o advogado de Carvajal, Zachary Margulis-Ohnuma, via e-mail. “Eu acho que o Tribunal Europeu realmente não compreendeu as consequências de acusar um homem, na casa dos 60 anos, por crimes que acarretam uma pena mínima obrigatória de cinco décadas de prisão de acordo com a lei federal, o que equivale a uma sentença de prisão perpétua irreduzível. De qualquer forma, o General Carvajal está ansioso para limpar seu nome em um tribunal americano”, acrescentou Margulis-Ohnuma.

O partido governista da Venezuela conseguiu libertar Carvajal quando ele foi preso pela primeira vez em Aruba, em 2014, mas ele fugiu para a Espanha em 2021 após se distanciar do governo e apoiar um líder da oposição.

NARCOTRÁFICO FINANCIOU GOVERNOS ESQUERDISTAS DA AMÉRICA LATINA.

A situação de “El Pollo” – “o frango”, em português – é acompanhada com atenção no Brasil, tanto pela esquerda quanto pela direita. Isso porque o general venezuelano afirma categoricamente que o narcoterrorismo de seu país, em parceria com Cuba e as FARC, organização paramilitar colombiana, financiava governos socialistas na América Latina, citando nominalmente o atual presidente da república, Lula, como um dos beneficiados. O petista teria sido agraciado durante seus dois primeiros mandatos, ciente da origem do dinheiro. Carvajal garante ter provas materiais irrefutáveis para validar suas acusações, o que pode tornar a situação do atual governo brasileiro insustentável; internamente e, principalmente, no âmbito internacional.

IDAS E VINDAS

A alegação da defesa de Hugo Carvajal era de que ele poderia ser condenado à prisão perpétua pela justiça americana, pena que não existe no código penal espanhol. Os EUA, porém, deram garantias de que isso não aconteceria, pontuando que a lei americana prevê inclusive redução de sentença para delatores. Em outras palavras, quanto mais ‘o frango’ abrir o bico, menos tempo passará preso, e é justamente isso que aterroriza o PT. Promessa de muita tensão nos corredores palacianos de Brasília daqui para frente.

Matéria da Reuters: https://www.reuters.com/world/european-court-denies-effort-by-venezuela-ex-official-avoid-us-extradition-2023-07-13/

Vídeo do jornalista Ed Raposo explicando o caso em detalhes: https://youtu.be/TCvHj4wAn4A

LEIA MAIS

O TERRAPLANISMO DE FLÁVIO DINO

FLÁVIO DINO E AS IMAGENS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MUNDO CAI NA REAL E ENXERGA LULA COMO ELE É

SILÊNCIO ENSURDECEDOR SOBRE COMPRA DE PETRÓLEO RUSSO

AS BIZARRAS COINCIDÊNCIAS DA POLÍCIA FEDERAL

PF PEDIRÁ A STF BLOQUEIO DE VALORES ARRECADADOS POR BOLSONARO EM CAMPANHA DE PIX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *