A mais recente viagem internacional de Lula parece não estar saindo exatamente como planejado. Convidado a comparecer ao encontro do G7, grupo das maiores economias globais (do qual o Brasil não faz parte), o presidente vem sendo alijado de reuniões e nem em fotos oficiais tem aparecido.
Nas poucas imagens em que Lula pode ser visto o desconforto é evidente. Suas recentes declarações sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia foram extremamente mal recebidas pela comunidade internacional e é provável que o petista esteja sendo confrontado com as consequências de seus próprios posicionamentos.
ULTRAPASSADO
Bolsonaro declarou em entrevista à Veja que Lula é “uma figura senil e ultrapassada” – talvez o ambiente encontrado por ele no Japão escancare isso. Relatos recentes de que o presidente estaria frustrado e triste por não conseguir governar como fazia antigamente fortalecem essa percepção. A impressão que se tem é de que Lula não se adaptou a mudanças políticas que ocorreram desde o fim de seu segundo mandato, como a velocidade da informação, que hoje viaja quase que em tempo real, e a integração global, refletida principalmente na interdependência entre mercados.