O senador Marcos do Val (Podemos-ES) vem dando seguidos sinais de que está confiante para a CPMI do 8/1, principalmente em relação aos documentos do GSI aos quais teve acesso antecipado e que agora poderão ser apresentados ao público. Ele garante, por exemplo, que Lula e Flávio Dino não resistirão à comissão.
Seu alvo desta vez porém não faz, pelo menos formalmente, parte do governo. Estamos falando de, nada mais nada menos que, Alexandre de Moraes. Em sua conta do Twitter o senador acusou o ministro do STF de descumprir a Constituição com a desculpa de a estar protegendo; e Ulysses Guimarães, presidente da assembleia nacional constituinte, foi a inspiração:
“Ministro Alexandre de Moraes, é lícito descumprir a constituição com o argumento de que se faz para protegê-la? Como disse Ulisses Guimarães em seu discurso no dia em que a nossa constituição foi promulgada: “Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição e traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio, o cemitério.
“A persistência da Constituição é a sobrevivência da Democracia.”Ulisses Guimarães”
Veja o post no Twitter.
Se existe relação entre o tuíte de Marcos do Val e a CPMI, só o tempo dirá, mas é impensável no Brasil de hoje cutucar esta onça com vara curta – neste caso, com a Constituição rasgada. Se Do Val o fez, considerando que ele esteja com suas faculdades mentais em dia, é porque está bem armado.