PDT QUER LIBERAR TOPLESS NO BRASIL

Foto: Reprodução

Um projeto de lei do ano passado que tramita pela Câmara dos Deputados propõe a legalização oficial do topless no Brasil. Apresentada pelo deputado Paulo Ramos (PDT-RJ), a proposta busca alterar o Código Penal para que a exposição do corpo acima da cintura em ambientes públicos, especialmente praias, margens de rios e piscinas, deixe de ser considerada um ato obsceno.

O deputado argumenta que o objetivo do projeto é garantir as liberdades individuais e reduzir as interpretações subjetivas do Código Penal. Ele ressalta que o dispositivo atualmente existente tem como propósito preservar o pudor público, mas não deve ser utilizado para constranger mulheres no exercício de sua cidadania. Segundo o parlamentar, considerar obsceno um ato tão comum e cotidiano quanto tomar banho de mar e tomar sol é uma forma arbitrária de julgamento por parte de qualquer agente.

Antes de ser votado pelo Plenário, o projeto de lei passará pela análise das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

CASO RECENTE

O topless tomou os portais de notícia esta semana após a modelo e empresária catarinense de 36 anos Caroline Werner ser presa enquanto caminhava com os seios de fora em Balneário Camboriú ao lado de seus cachorros.

RELATIVIZAÇÃO

Enquanto natural, o topless expõe partes do corpo que são culturalmente sexualizadas. É prudente manter a prática restrita à intimidade e ambientes a ela destinados, como praias de nudismo.

LEIA MAIS

O TERRAPLANISMO DE FLÁVIO DINO

FLÁVIO DINO E AS IMAGENS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MUNDO CAI NA REAL E ENXERGA LULA COMO ELE É

SILÊNCIO ENSURDECEDOR SOBRE COMPRA DE PETRÓLEO RUSSO

AS BIZARRAS COINCIDÊNCIAS DA POLÍCIA FEDERAL

PF PEDIRÁ A STF BLOQUEIO DE VALORES ARRECADADOS POR BOLSONARO EM CAMPANHA DE PIX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *