Após não ser visto em fotos oficiais divulgadas pela organização do G7, evitar encontros bilaterais com Biden e Zelensky, e finalmente surgir em um vídeo demonstrando desconforto na presença de outros líderes, tudo indica que o objetivo central da viagem de Lula ao Japão tenha sido revelado: ajudar os hermanos argentinos a saírem do buraco.
“A dívida externa de muitos países, que o Brasil viveu no passado e hoje assola a Argentina, é causa de uma alarmante e crescente desigualdade e requer um tratamento do Fundo Monetário Internacional que considere as consequências sociais das políticas de ajuste (fiscal)”, disse o presidente em Hiroshima.
Lula pediu ‘tratamento especial’ à Argentina durante reunião realizada hoje, 20/05, com Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI).
NÃO CHEGA A SER NOVIDADE
Já era de conhecimento público que Lula pretendia usar a viagem com o propósito de auxiliar a recuperação econômica argentina, a supresa foi o fato do presidente priorizar os interesses de outro país em detrimento absoluto de pautas favoráveis ao Brasil.
VIAGEM AO CEARÁ CANCELADA
Lula tinha uma viagem ao interior do Ceará agendada para este final de semana, mas teve que cancelar a visita para abrir espaço em sua agenda. Cada governo com suas prioridades.