Após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de afastar cautelarmente Eduardo Appio do cargo de juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, a juíza federal substituta Gabriela Hardt assumiu imediatamente a posição e passa a ser a responsável interina pelos processos relacionados à operação lava jato no Paraná.
Hardt foi responsável por proferir a sentença que condenou o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma pena de 12 anos e 11 meses de prisão. O processo envolvia alegações de suposto pagamento de propina a Lula por meio de obras realizadas em um sítio localizado em Atibaia (SP). A propriedade havia recebido reformas das empreiteiras Odebrecht e OAS, cujo custo, de acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, foi estimado em R$ 1 milhão. A condenação foi posteriormente anulada pelo STF.
DE SAÍDA
A juíza estava de saída da lava jato quando foi apontada para assumir temporariamente a operação. Em resposta a edital do tribunal regional para remoção de juízes substitutos, Hardt já havia manifestado interesse em ocupar uma das vagas oferecidas pelas 35 varas em carência localizadas em Itajaí (SC), Florianópolis e Curitiba. Segundo fontes do TRF4, porém, há indicações de que seu destino seria a cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina.